top of page
  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

Desvendando o Amazon S3

  • Foto do escritor: Lucas Diniz
    Lucas Diniz
  • 6 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

O que é o Amazon S3?

O Amazon Simple Storage Service (S3) é uma solução de armazenamento na nuvem da AWS projetada para armazenar e proteger grandes quantidades de dados com flexibilidade e segurança. Usado por empresas de diversos tamanhos, o S3 facilita o armazenamento de arquivos e dados estruturados e não estruturados, oferecendo alta disponibilidade e durabilidade.

O amazon S3 utiliza uma forma de armazenamento em objeto onde existem:

·       Dados: O conteúdo do arquivo

·       Metadados: Informações do arquivo, como a data de criação.

·       Identificador: Um ponteiro único de cada objeto.



O S3 é a classe de armazenamento da AWS que tem um ótimo custo benefício devido sua alta escalabilidade e resiliência.

Versionamento no Amazon S3

O versionamento permite armazenar várias versões de um objeto em um bucket S3. Quando o versionamento é ativado, todas as alterações feitas em um objeto criam uma versão, mantendo o histórico completo de versões e facilitando a recuperação em caso de exclusão ou modificação acidental.

O versionamento cria uma camada de segurança em todos os objetos do bucket, pois certifica que mesmo que o ambiente seja comprometido e os objetos forem deletados ou criptografados (ransomware), ainda existiram cópias integras de cada objeto.

Cabe reforçar que o versionamento influencia em aumento de custo do bucket, pois em alguns objetos terão mais de 1 cópia do mesmo objeto.


Resiliência e Durabilidade do S3

A resiliência do S3 é um de seus pontos fortes. Ele utiliza replicação em múltiplas zonas de disponibilidade (AZs), garantindo que os dados fiquem seguros e disponíveis mesmo em caso de falha de hardware. Essa estrutura de alta resiliência é essencial para aplicativos críticos e recuperação de desastres.

O S3 foi projetado para ter uma durabilidade para os objetos de de 99,999999999% (11 noves). Isto quer dizer que se você armazenar 10 milhões de objetos, perderá em média apenas um a cada 10.000 anos.

No ambiente de São Paulo existem três zonas de disponibilidade (Data Centers da AWS). Armazenar 1 objeto em um bucket nesta região, automaticamente estará replicado para todas as Zonas Disponibilidades disponíveis. Essa replicação é automática, ou seja, os usuários só precisa realizar upload do arquivo no S3 e já será replicado para as outas Zonas de Disponibilidade.


Políticas de Acesso no S3

O S3 permite configurar políticas de acesso detalhadas em nível de bucket ou de objeto, utilizando políticas do IAM, políticas de bucket e listas de controle de acesso (ACLs). Com essas opções, você pode definir quem pode acessar o bucket, quais ações são permitidas e quais condições devem ser atendidas, oferecendo um controle de acesso granular e seguro. É possível deixar um bucket com seus objetos públicos. A configuração da política irá certifica quem poderá acessar ou realizar upload de arquivos neste bucket.

Hospedagem de Sites Estáticos com Amazon S3

O S3 também pode ser configurado para hospedar sites estáticos. Você pode armazenar e servir arquivos HTML, CSS, JavaScript e outros ativos diretamente de um bucket S3, utilizando URLs personalizados e configurando o bucket para atuar como ponto de entrada para o site. Essa solução é ideal para sites que não requerem processamento dinâmico no servidor.

Classes de Armazenamento (Tiers) do S3

O S3 oferece diferentes classes de armazenamento, cada uma otimizada para casos de uso específicos. As opções incluem:

  • S3 Standard: Alta disponibilidade e desempenho, ideal para dados de acesso frequente, sites estáticos, soluções de Big Data e aplicações no geral.

  • S3 Intelligent-Tiering: Movimenta automaticamente os dados entre as classes com base em padrões de uso. Essa classe monitora os acessos de cada objeto, e dependendo da ociosidade de acesso, pode automaticamente movimentar para classes do Glacier.

  • S3 Standard-IA (Infrequent Access) e S3 One Zone-IA: Para dados que são acessados raramente.

  • S3 Glacier Instant Retrieval: Classe do glacier é destinado para arquivos de longa duração e oferencem um custo menor se comparados a classes do Standard. Processo de recuperação de milissegundos.

  • S3 Glacier  Flexible Retrieval: Classe intermediária do Glacier, que oferece um ótimo custo benefício, e processo de recuperação dos objetos que podem durar algumas horas.

  • S3 Glacier Deep Archive: Classe com menor custo de armazenamento, destinado para objetos de longa retenção. Para recuperar um arquivo, o processo pode durar até 12 horas para disponibilização do arquivo.

 

 

Essas classes ajudam a otimizar custos sem sacrificar a resiliência dos dados.

Regras de Ciclo de Vida (Lifecycle)

As regras de ciclo de vida do S3 permitem automatizar a movimentação e exclusão de objetos com base em sua idade ou padrão de acesso. É possível configurar regras para mover dados entre classes de armazenamento ou excluir objetos antigos, simplificando a gestão e reduzindo custos de armazenamento. As políticas do Lifecycle pode ser configurada para todos os objetos do bucket ou para subpastas.

 

 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

APOIO:

CADASTRE AQUI PARA RECEBER TODAS AS NOTIFICAÇÕES DAS AULAS E NOVIDADES SOBRE AWS

Obrigado pelo envio!

bottom of page